Era uma vez no Oeste...

1 Era uma vez no Oeste....

1.2 Maurice Bevere

Maurice de Bevere nasceu em Courtrai (Bélgica), em 1923. Começou a sua carreira num estúdio belga de desenhos animados, e, a partir de 1944, passa a desenhar para a revista Moustique, já com o pseudónimo de Morris. Esta revista é editada pela casa Dupuis que publica igualmente o hebdomadário Spirou e, uma vez por ano, o Almanaque Spirou. Foi no Almanaque Spirou que apareceu a primeira aventura de Lucky Luke, Arizona 1880, em dezembro de 1946.

 

Morris tem vinte e três anos quando inventou Lucky Luke, e dedicar-lhe-á todo o seu tempo, até à sua morte, em 2001, na criação desta personagem e do seu universo, o que representa um total de setenta álbuns e três mil pranchas.

 

Mas regressemos ao inicio da carreira de Morris: em 1948 passará ema estadia nos Estados Unidos e no México que lhe será muito proveitosa. Primeiro, descobre o trabalho dos ilustradores americanos nos quais se inspira. Depois, tem oportunidade para pesquisar sobre o far west, nas bibliotecas, o que se revelará muito útil. Para além disso, encontra um jovem francês, René Goscinny que se tornará, a partir de 1955, o cenarista das aventuras de Lucky Luke.