O que é o Renascimento?

9 Lutero

Lutero

 

Nada parecia prever que Lutero, nascido em 1483 na pequena aldeia de Eisleben, Saxónia, fosse tornar-se um monge. Mas um dia, quando ainda era estudante de direito na Universidade, Lutero é surpreendido por um violento temporal que irá mudar a sua vida e a história na Europa.

Aterrorizado pelos relâmpagos, Lutero promete a Sant’ana que se sobreviver a esta tempestade tornar-se-á monge! A calma regressou e ele manteve a sua promessa: entra, então, no convento dos agostinianos contra a vontade do seu pai que desejava outro destino para o filho. Mas Lutero persiste e inicia-se no estudo da Teologia (a ciência de Deus).

Em 1512 conclui o curso de Teologia e inicia a carreira de professor em Wittenberg.

 

 

 

 

Contra as indulgências

Nesta época, a Igreja Católica vendia  “cartas de indulgência” que permitiam apagar os pecados, garantindo assim a entrada no paraíso. Muitos aproveitaram para enriquecer de forma desonesta e a corrupção aumentou consideravelmente. Lutero detesta as indulgências: para ele só a fé em Deus pode libertar os homens dos seus pecados. Para dar a conhecer as suas ideias, afixa, nas portas do Castelo de Wittenberg, as 95 teses onde denúncia o abuso da Igreja Católica e proclama una reforma religiosa.

 

Inimigo nº 1 do Papa

Em Roma, o Papa Leão X está furioso! Mas Lutero recusa renunciar às suas ideias.

Em resposta, o Papa decide excomungar Lutero e ele é proscrito. Felizmente, este beneficia da protecção de Frederico III, que o esconde no castelo de Wartburg com o falso nome de Jorge. É durante este período de reclusão que Lutero inicia a tradução da Bíblia para o alemão, tendo tido uma ampla divulgação.

Graças ao sucesso da imprensa, que divulgou os seus escritos por todo o povo alemão, muitos converteram-se ao protestantismo, a nova religião que irá dividir a Igreja.

Lutero morre em 1546, na cidade natal de Eisleben.