Centenário da Grande Guerra 1914-1918

7 As novas tecnologias ao serviço da guerra

Perante o perigo e a necessidade de se defenderem, os países em guerra mobilizam a indústria para fabricar novos equipamentos. Quem diria que uma guerra tão trágica fosse uma fonte para o progresso!

As armas aperfeiçoam-se

Antes da guerra, os países europeus lançam-se numa corrida ao armamento. As fábricas produzem armas mais eficazes: maior distância de tiro, mais rapidez, maior precisão, eis o que se pretende das armas de guerra.

A guerra na origem do progresso

Os exércitos aperfeiçoam-se e adaptam estratégias, armamento e equipamento. Os diferentes peritos militares, cientistas e industriais trabalham na inovação tecnológica. Alguns uniformes são melhorados, os submarinos são modernizados, os lança-chamas e os tanques fazem a sua primeira aparição nos campos de batalha.

Conscientes do potencial dos tanques, os ingleses desenvolvem, em 1915, um programa cujo nome de código “tank” significa cisterna, devido ao seu enorme depósito. Lento, pesado e equipado com uma metralhadora, só quase no final da guerra é que alguns tanques mais fiáveis como os Mark IV e os Renault FT-17 são introduzidos nas estratégias militares.

A guerra química

Os gases de combate, ainda que interditos, depressa despertam o interesse de todos os países. Em 1915, os alemães utilizam, pela primeira vez, o gaz de combate. O manuseamento deste tipo de gaz é muito complexo, pois basta o vento mudar de direção para que a própria trincheira seja atingida pelo seu gaz. Para se protegerem, os soldados usavam inicialmente máscaras. O novo gaz, o gaz mostarda, lançado pelo exército alemão, em 1917,tornou obsoletas estas máscaras e provocava queimaduras atrozes.

 

Os aviões levantam asas

A aviação moderniza-se e torna-se imprescindível na estratégia militar para conhecer melhor a posição dos adversários. Franceses e ingleses utilizam os aviões para fazerem a cartografia fotográfica e os alemães, os dirigíveis Zepelins.

Em 1914, a aviação é ainda muito recente, o primeiro voo experimental tinha sido em 1903, pelos irmãos Whright. A grande guerra vai dar à aviação um novo impulso…as suas missões evoluem: observação, artilheria, fotografia aérea, bombardeamento e perseguição. Alguns dos pilotos desses aviões tornam-se lendas… 

Apelidado “Barão vermelho” devido à cor do seu avião, Manfred von Richthofen (1892-1918) é uma lenda da aviação. Glorificado com 80 vitórias, morreu em missão em abril de 1918.

A medicina ao serviço dos feridos

Durante a Grande Guerra, a medicina faz progressos verdadeiramente notáveis ao nível da antissepsia, radiologia, anestesia, transfusão sanguínea, próteses e cirurgia de reconstrução.