Centenário da Grande Guerra 1914-1918

5 Uma guerra mundial

Abertura de novas frentes

A oeste, o conflito está confinado às trincheiras. A Este não há movimentos decisivos. Em outubro de 1914, o Império otomano (atual Turquia) entra na guerra ao lado dos alemães e abre novas frentes, nomeadamente no Médio-oriente onde os Árabes se revoltam.

Em março de 1915, as tropas australianas e neozelandesas, aliadas à tríplice-entente, penetram o território do Império otomano. Está aberta a frente Balcãs. Quanto à Itália, esta decide romper a aliança e abre uma nova frente com a Áustria-Hungria. Em 1916, Portugal entra no conflito ao lado dos Aliados. A entrada na guerra dos Estados Unidos, a 6 de abril de 1917, marca uma viragem nos acontecimentos da guerra mundial.

Participação das colónias

Pouco a pouco a guerra estende-se aos impérios coloniais. A Inglaterra recorre às suas colónias e territórios para se apropriar das possessões alemãs. Desde 1914, as Ilhas Samoa, as ilhas do arquipélago Bismarck e a Nova Guiné alemã foram tomadas pela Austrália e a Nova Zelândia. O Japão, aliado dos ingleses, ocupa a base naval alemã de Ts'ing-tao, na China e mais tarde as ilhas Marshall, carolinas e marianas. Em julho de 1915, a África do Sul alemã, atual Namíbia, é controlada pelas tropas sul-africanas, aliadas dos ingleses. Na África ocidental, no Togo e nos Camarões, as colónias alemãs são atacadas pelos franceses e ingleses que se apropriam destes territórios. Para reforçar os combates, a França faz chegar mais de 400 000 combatentes, oriundos da sua colónia de África Negra (Senegal) e do Magreb (norte de África). De Madagáscar e Indochina, também chegam soldados. A Inglaterra contribui com soldados vindos das suas colónias (Canadá, Austrália, Nova-Zelândia, África do Sul, Índia…)

 

 

Agosto de 1914, a União sul-africana declara guerra à Alemanha, que ocupava desde 1884 a atual Namíbia.

Um conflito mundial

Em abril de 1915, as tropas francesas e inglesas, que tentam alcançar a Rússia, são batidas no estreito de Dardanelos e na península de Galipoli, atual Turquia. No médio-oriente, os ingleses defrontam o império otomano, em Bagdad, em março de 1917, e em Jerusalém, a dezembro de 1917.

O presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, declara guerra ao império alemão em 1917. 

Neste cartaz criado em 1917 para encorajar os soldados americanos a entrarem na guerra, o tio Sam, símbolo nacional dos Estados-Unidos, diz: “Eu quero-vos no exército americano. 

A guerra estende-se ao oceano

O mar é a via natural que leva o conflito à mundialização. Na sequência da batalha de Jutland, em maio de 1916, no largo da Dinamarca (a maior batalha naval), a frota alemã não pode ficar refém da britânica que lhe impõe um bloqueio marítimo. Assim, em reação a este bloqueio, a Alemanha põe em andamento uma gigantesca guerra submarina.