Centenário da Grande Guerra 1914-1918

2 Antecedentes da guerra

Começou há 100 anos, em 1914, aquela que se tornaria na guerra mais sangrenta e devastadora de toda a história: a 1ª Guerra Mundial, conhecida por Grande Guerra.

Uma guerra que matou mais de 10 milhões de pessoas, soldados sobretudo, e que arruinou regiões e países inteiros.

 

 

Antecedentes da guerra

Sabes porque é que, em 1914, os países europeus entraram em guerra?

28 de junho: assassinato do Arquiduque Francisco

 

A 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco-Fernando, herdeiro do trono do império Austro-húngaro, e sua esposa são assassinados em Sarajevo, capital da Bósnia (território integrado na Austro-Hungria). Como o assassino era um jovem sérvio, o governo Austro-húngaro acusa a Sérvia de ter organizado o assassínio e de constituir uma ameaça, acabando por declarar-lhe guerra. Aliada da Sérvia, a Rússia mobiliza o seu exército, e ao fim de algumas semanas, através de várias estratégias de alianças, a maior parte dos países europeus encontra-se em guerra.

 

Porquê esta guerra?

Na realidade, tudo não passou de um pretexto. Não houve uma razão única para a entrada da Europa em guerra. Há já alguns anos que os países europeus se opunham e desconfiavam uns dos outros: a Alemanha tinha inveja das riquezas da Inglaterra e da França no estrangeiro e o império Austro-Húngaro e a Rússia disputavam os territórios dos Balcãs.

 

 

Tríplice-Aliance ou tríplice-entente

 

Estas rivalidades levaram os países europeus a organizarem-se em poderosas alianças: de um lado a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália formam a tripla-aliança; do outro, a França, a Rússia e a Inglaterra formam o tríplice-entente.

 

 

 

Sentimento de vingança: um outro motivo para a guerra?

 

Quarenta e quatro anos antes, a França e a Alemanha já se tinham enfrentado na guerra de 1870. Nessa ocasião, os franceses saíram derrotados do conflito e perderam o território de Alsace-Lorraine, permanecendo nalguns o orgulho ferido. É o que se chama de espírito de vingança, por parte dos governos.

 

Uma guerra que ninguém quer…

 

A maioria da população deseja a paz e em 1914 eram poucos os franceses que se lembravam desse conflito e queriam recuperar aquele território.

 

… mas que todos aceitam

 

Assim que a guerra foi declarada em França, a 1 de agosto, deu-se a ordem de mobilização geral e todos os homens dos 20 aos 45 anos se alistaram, acreditando estarem a cumprir um dever e proteger a pátria.

Além disso, no início ainda se pensava que a guerra seria breve. Que engano!