O que é o Renascimento?
10 Nos campos de batalha
O renascimento cultural vivido durante o Renascimento faz esquecer que este período foi também marcado por guerras incessantes entre os diferentes países da Europa.
Quem se bate contra quem?
No final do século XV e início do século XVI, a Itália está em permanente guerra, no seio das suas cidades ou com as tropas francesas de Carlos VIII, Luís XII e Francisco I. No decorrer do século XVI, Francisco I irá entrar em conflito com o rei de Espanha pelo domínio da Itália. O rei de Inglaterra, Henrique VIII, alia-se às várias fações do combate, consoante os seus interesses. Enfim, em França, entre 1562 e 1598, católicos e protestantes confrontam-se em uma guerra impiedosa.
Uma nova tática
Ao lado dos nobres, que servem o exército em nome do rei, surgem os profissionais da guerra: os mercenários.
As tropas organizam-se para implementarem uma tática militar baseada na infantaria (soldados a pé), artilheria (canhões) e cavalaria (soldados a cavalo).
A maior parte dos soldados do Renascimento estão equipados com uma lança. Com as suas lanças estão aptos a enfrentar uma carga de cavalaria.
Estratégias de defesa
Para evitar a destruição dos castelos pelos tiros dos canhões, os engenheiros aperfeiçoam os sistemas de fortificação. O objetivo é aguentar o máximo possível um cerco inimigo: as muralhas descem de tamanho e são reforçadas por fortes torres.
Texto traduzido da revista Histoire Junior, nº32, juillet-août 2014