Quinta, 28 Março 2024, 08:06
Site: Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Disciplina: Biblioteca da EB 2,3 de Freiria (BE/CRE da EB 2,3 de Freiria)
Glossário: Glossário da Grande Guerra
A

Armistício

Armistício é a ocasião na qual as partes envolvidas num conflito armado concordam com o fim definitivo da guerra. É o instante anterior ao tratado de paz. A palavra deriva do latim: arma (arma) e stitium (parar).

Artilharia

Designa o conjunto dos materiais de guerra, incluindo canhões, munições e veículos.

F

Frente

Frente Frente ou frente de batalha é uma fronteira armada contestada por forças opostas. Pode ser uma frente local ou tática, ou abranger um teatro de operações. Uma frente típica foi a Frente Ocidental na França e Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial.

G

Guerra de movimento

O ano de 1914 foi marcado por uma intensa movimentação de tropas. Os franceses deslocaram grande parte de seus exércitos à região leste, tentando formar uma linha de defesa contra as potências centrais, especialmente a Alemanha.

Guerra dos movimentos foi um conflito armado durante a Primeira Guerra Mundial,que não permaneceu somente na Europa,e expandiu-se até chegar na Ásia e África.

Após a declaração de guerra, a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental. De acordo com o plano Schlieffen, era suposto os alemães invadirem a Bélgica e a França antes de avançar para leste para impedir que a Rússia conquistasse a Prússia Oriental. Os alemães não conseguiram entrar em Paris.

As tropas inglesas e francesas derrotaram a Alemanha na batalha de Marne. Porém os alemães conseguiram vencer os russos na batalha de Tannenberg.

Esta fase da guerra chama-se a guerra dos movimentos devido às posições tomadas pelos exércitos em confronto.

Guerra de trincheira

Guerra de trincheiras foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial

Cada uma das forças em confronto procurava manter as suas posições no terreno, impedindo-se mutuamente de avançar. Foi nesta fase que muitos dos novos meios de combate foram postos à prova, tendo-se revelado a sua capacidade mortífera: artilharia pesada, metralhadoras, tanques, submarinos, aviões de combate, granadas de mão e gases tóxicos.

N

Nacionalismo

O nacionalismo defende  a superioridade de uma nação sob uma outra

No man's land

Na Primeira Guerra Mundial e em outras guerras que envolveram combates de trincheiras, o termo "terra de ninguém" indicava o espaço entre as trincheiras das duas forças beligerantes. Esse território não pertencia a nenhum dos lados, era um lugar neutro no campo de batalha.

O

Ofensiva

Ofensiva é o nome de uma operação militar que toma a iniciativa do ataque.

T

Trincheira

O termo trincheira designa, genericamente, qualquer tipo de escavação linear no solo.

Em engenharia militar, é considerada um tipo de fortificação de campanha. Constitui-se em um abrigo elaborado mediante trabalhos de escavação para possibilitar o tiro a proteção e a circulação das tropas.