Era uma vez no Oeste...

1 Era uma vez no Oeste....

1.1 Lucky Luke

Lucky Luke, o célebre cowboy solitário, o homem que atira mais rápido que a própria sombra, festeja este ano 70 anos. Foi em 1946 que o desenhador belga Maurice Bevere, mais conhecido pelo pseudónimo Morris criou o nosso herói Lucky Luke.

Em 1946, Lucky Luke era uma personagem mais redonda (como Popeye ou outro herói de desenhos animados da época), tinha apenas quatro dedos em cada mão. Influência do tempo que Morris passou a trabalhar para os estúdios Disney. Com o decorrer dos anos, a silhueta de Lucky Luke tornou-se mais alongada e mais próxima do seu modelo, o ator americano Gary Cooper, que representava o papel de um cowboy.

O nosso herói é um homem calmo que mantém sempre o sangue-frio, qualquer que sejam as circunstâncias. A sua destreza com a arma permite-lhe neutralizar o inimigo sem nunca os matar.

Lucky Luke não é um herói cómico, é um justiceiro solitário que faz respeitar   lei, defende os mais desprotegidos e arbitra os conflitos. O toque de humor é feito pelo seu cavalo pensante que reproduz os seus pensamentos.

As aventuras de Lucky Luke oscilam entre a paródia ao far west, homenagem aos westerns e documentário histórico.