O que é o Renascimento?

7 A ciência faz-se através da experiência

No domínio das ciências, os eruditos do Renascimento são muito curiosos! Desejosos de verificar as teorias enunciadas pelos seus antepassados, dedicam-se a realizar múltiplas experiências.

a

Leonardo da Vinci desenhou planos de máquinas voadoras, observando o movimento de asas dos pássaros.

Necessidade de provas

Para explicar os fenómenos naturais e físicos, os humanistas já não querem confiar cegamente nos textos antigos cuja veracidade ainda ninguém testara. Os humanistas acreditam que todas as teorias devem ser testadas, verificadas. Por esse motivo, os estudiosos desta época realizam experiências, analisam os resultados através da logica e de provas matemáticas.

Um passo em frente

Esta nova maneira de encarar a ciência, baseada na observação, abre inúmeras hipóteses de pesquisa. Leonardo da Vinci inspira-se no estudo do batimento de asas nas aves para imaginar uma máquina voadora. Galileu inventou o relógio de pendulo e o telescópio.

Uma época perigosa

Todos estes cientistas que se entregam às suas experiências e defendem novas teorias correm grandes riscos, pois muitas das suas ideias não são bem vistas / aceites pelos homens da igreja. Vejamos o caso da astronomia: há vários séculos que a igreja defendia que o sol e a lua giravam em torno da Terra. Ora, em 1543, o astrónomo polaco Copérnico publicou um tratado no qual afirmava que a Terra girava em torno dela, mas também que é ela que gira em torno do sol e não o inverso. Estas afirmações contradizem os textos da Bíblia e a ideia de que o homem e Deus são o centro do universo… A igreja condenou as teorias de Copérnico e proibiu a circulação do seu livro.

a

Em 1632, Galileu foi condenado pela Igreja por ter defendido as teorias de Copérnico. Hoje, sabemos que é a Terra que gira à volta do Sol: Copérnico e Galileu tinham razão.