Astérix e Obélix

1 Os autores

 

René Goscinny nasceu em Paris, em 1926, a sua infância e adolescência foi passada na Argentina, viveu em Nova Yorque onde escreveu livros para crianças e, de regresso à Europa, publica a sua primeira BD, Dick Dicks. Nesta aventura pela BD, Goscinny começa por ser argumentista e desenhador, mas renunciou a esta última faceta para se concentrar nos textos e começar a trabalhar com desenhadores como André Franquin, em Modeste et Pompon, Jacques Sempé, O menino Nicolau, e Morris, em Lucky Luke.

Albert Uderzo, nasceu em França, em 1927. Aprendeu o ofício de desenhador e publicou os seus primeiros desenhos em 1940.

Em 1951 dá-se o encontro entre Goscinny e Uderzo. Juntos criam várias séries de BD: Oumpah-Pah, o pele vermelha, Jean Pistolet e Luc.

A 29 de outubro de 1959 é publicada pela primeira vez a revista Pilote, uma revista juvenil, em destaque podem ser lidas as primeiras pranchas de Astérix, o gaulês.

“Astérix a été inventé en deux heures par Uderzo et moi dans un éclat de rire”, é assim que Goscinny gostava de falar da criação desta personagem que se tornou tão famosa.uderzo