Centenário da Grande Guerra 1914-1918

1 Rivalidades e tensões muito fortes

A primeira guerra é uma das páginas mais sombrias da História. Apelidada a Grande Guerra, durou quatro anos, de agosto 1914 a novembro de 1918 e envolveu os países do mundo inteiro.

Nesta plataforma, a Biblioteca irá publicar um conjunto de textos sobre este conflito que te permitirão conhecer melhor esta guerra, onde os teus antepassados combateram.

Desde a vitória alemã de 1871 e a perda do território de Alsácia-Lorena imposto pelo tratado de Francfort, a rivalidade entre franceses e alemães está ao máximo. Na véspera da 1ª guerra mundial, a Alemanha aumenta os seus efetivos militares e moderniza a sua frota de guerra. Em resposta a França aumenta a duração do serviço militar para três anos.

Formação de alianças

No início do século XX, cinco países dominam a Europa: a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. A paz que parece reinar no continente esconde muitas tensões existentes entre estes poderosos países. Alguns desses países, como por exemplo a Grã-Bretanha, possuem um vasto império colonial, desejado por outros como a Alemanha que muito gostaria de ter uma fatia deste bolo. Obviamente que a Grã-Bretanha não partilhava a mesma opinião. Do lado do império austro-húngaro e da Rússia existe um conflito de interesses pelos territórios das Balcãs.

Estas rivalidades, às quais se juntam um forte espirito nacionalista, empurraram os países da Europa a armarem-se e a formar alianças. De um dos lados, a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália formaram a Tríplice-aliance. Do outro lado, a Rússia, a França e a Grã-Bretanha formam a tríplice-entente.

O atentado de Sarajevo

A 28 de julho, um acontecimento vem incendiar os ânimos: o arquiduque Francisco-Fernando, herdeiro do trono Austro-húngaro e a sua mulher são assassinados, em Sarajevo (capital da Bósnia-Herzegovina, território anexado pelos Austro-húngaros). O autor deste atentado é um jovem bósnio de origem servia.

Apoiada pela Alemanha, a Áustria-Hungria acusa a Sérvia de ter organizado o atentado e declara-lhe guerra. Aliada da Sérvia, a Rússia mobiliza o seu exército… Em algumas semanas, o jogo das alianças mergulha a maior parte dos Estados europeus na guerra.