Centenário da Grande Guerra 1914-1918

9 O início do fim

Em 1917, os exércitos estão exaustos, a população não suporta mais as dificuldades económicas impostas pela guerra e a moral da Europa está nos seus limites.

1917, ano de todas as mudanças

 A Oeste, durante a primavera de 1917, uma vaga de greves e rebeliões acontece nos dois lados da guerra. Junto da população, muitas vozes se levantam contra o conflito. Quando começam a constatar que as grandes ofensivas de 1916 (em Verdun e Somme) traduziram-se num grande insucesso, algumas pessoas começam a pensar que a guerra não pode ser ganha militarmente. Outros pensam que a entrada na guerra por parte dos Estados Unidos, a 6 de abril de 1917, anuncia a vitória.

A Este, a Rússia sente-se desencorajada com as restrições e o aumento dos preços. Em outubro de 1917, Lenine (partido comunista) desencadeia uma revolução para tomar o poder. Ameaçado pela guerra civil, Lenine vê-se forçado a assinar um tratado de paz com a Alemanha. O tratado de Brest-Litovsk, assinado a 3 de março de 1918, põe fim aos combates na frente Este.

1918, ano decisivo

Após a assinatura de paz germano-Rússia, a Alemanha pode virar-se para a frente Oeste e preparar a sua ofensiva, antes que os americanos cheguem. Os ataques sucedem-se, mas os alemães não conseguem fazer face à superioridade do inimigo.