Tópico Designação Descrição
Hiperligação Livros em formato digital
Ficheiro Normas de funcionamento da Biblioteca Escolar da Freiria
Ficheiro Manual de utilização da BE
Tópico 2 Pasta Documentos de Apoio

Abre a pasta e vê os documentos que temos para realizares os teus trabalhos.

Hiperligação Direitos de autor - O que são?
Hiperligação Recursos de Português e Matemática
Tópico 4 Hiperligação Cria a tua história
Hiperligação 200 ferramentas digitais para a educação
Hiperligação Curadoria de recursos
Tópico 5 Livro Astérix e Obélix

René Goscinny nasceu em Paris, em 1926, a sua infância e adolescência foi passada na Argentina, viveu em Nova Yorque onde escreveu livros para crianças e, de regresso à Europa, publica a sua primeira BD, Dick Dicks. Nesta aventura pela BD, Goscinny começa por ser argumentista e desenhador, mas renunciou a esta última faceta para se concentrar nos textos e começar a trabalhar com desenhadores como André Franquin, em Modeste et Pompon, Jacques Sempé, O menino Nicolau, e Morris, em Lucky Luke.

Albert Uderzo, nasceu em França, em 1927. Aprendeu o ofício de desenhador e publicou os seus primeiros desenhos em 1940.

Em 1951 dá-se o encontro entre Goscinny e Uderzo. Juntos criam várias séries de BD: Oumpah-Pah, o pele vermelha, Jean Pistolet e Luc.

A 29 de outubro de 1959 é publicada pela primeira vez a revista Pilote, uma revista juvenil, em destaque podem ser lidas as primeiras pranchas de Astérix, o gaulês.

“Astérix a été inventé en deux heures par Uderzo et moi dans un éclat de rire”, é assim que Goscinny gostava de falar da criação desta personagem que se tornou tão famosa. uderzo

A invenção do cinema Livro A invenção do cinema

Em 1891, nos Estados Unidos, Thomas Edison, um industrial muito talentoso, inventa o Kinetografo, o antepassado da câmara e que permite fazer pequenos filmes. Do outro lado do atlântico, António Lumière sonha em criar uma máquina capaz de projetar filmes num ecrã grande… É graças a estes pioneiros que nasce a 7ª arte, o cinema

Era uma vez no Oeste... Livro Era uma vez no Oeste...

Era uma vez no Oeste...

Lucky Luke, o célebre cowboy solitário, o homem que atira mais rápido que a própria sombra, festeja este ano 70 anos. Foi em 1946 que o desenhador belga Maurice Bevere, mais conhecido pelo pseudónimo Morris criou o nosso herói Lucky Luke.

Tópico 8 Livro Centenário da Grande Guerra 1914-1918
Ficheiro Jogo anacrónico: A vida na trincheira

Tenta descobrir os sete elementos que ainda não existiam durante a Primeira Guerra Mundial.

Hiperligação RTP - Uma gota portuguesa no oceano da guerra

Consulta aqui a reportagem da RTP sobre a participação de Portugal na Grande Guerra.

Hiperligação RTP - Portugal na Grande Guerra

PORTUGAL NA GRANDE GUERRA

A 9 de Março de 2016 completam-se 100 anos sobre a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial. A partir de agora, no site da RTP, estarão disponíveis os mais significativos materiais de arquivo da RTP sobre o tema. Todas as semanas até à data do centenário, será publicada na totalidade uma das entrevistas feitas no âmbito do documentário de 2008 "Portugueses nas trincheiras".

Tópico 9 Livro O que é a República?

O que é a República?

Já reparaste que em alguns edifícios e no teu cartão de cidadão poder ler “República Portuguesa”. Isto porque Portugal é uma República! Mas o que é que significa a palavra “República”? Como funciona o seu governo? Quem nos governa? Quais são os seus símbolos e valores? Se tens vontade de aprofundar este tema, segue a nossa exposição na Biblioteca e requisita um dos livros que te propomos.

Tópico 10 Pasta Fichas de Leitura
Podes encontrar aqui várias fichas de leitura. Escolhe a que melhor se adeqúe ao teu livro.
Pasta Resumos
Apetece-te fazer um resumo?
Pasta Cartas
E se escrevesses uma carta?
Ficheiro Ficha de leitura 1
Ficheiro Ficha de leitura 2
Ficheiro Ficha de leitura 3
Ficheiro Ficha de leitura 4
Ficheiro Ficha de leitura
Tópico 11 Livro O que é o Renascimento?

O Renascimento é um movimento cultural, artístico e científico que se desenvolve na Europa a partir do meio do século XIV (por volta de 1350) até ao fim do século XVI (1600).

a

Este quadro de Sandro Botticelli chama-se Primavera. Trata-se de uma das obras mais célebres do Renascimento.

História de uma palavra

Em 1568 a palavra Renascimento é mencionada pela primeira vez, num livro de Giorgio Vasari. Este estudioso chama “Renascimento” a corrente artística nascida na cidade de Florença, por volta de 1350. Mais tarde, os historiadores do século XIX, utilizaram este termo para designar o período durante o qual se desenvolveu esta corrente na Europa.

A maioria dos historiadores considera esta época como o modelo perfeito da cultura e da elegância. Ao contrário da Idade Média, considerada uma época sombria e austera. O Renascimento sucede à Idade Média porque é neste momento que foram redescobertos os textos e as tradições da Antiguidade. É como se após dez séculos na ignorância, a Europa renascesse. 

Tópico 19 Ficheiro Tu quoque, mi fili!
Ficheiro Veni, vidi, vici!
Ficheiro Alea jacta est!
Ficheiro O tempora, o mores!
Ficheiro Carthago Delenda Est!
Ficheiro Avé César morituri te salutant!